
Vulnerabilidade Emocional
- Tâmara Pacheco

- 5 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2020
Como tem sido para você, esses dias de confinamento?
Estamos atravessando um momento novo, do ponto de vista emocional. Até então, jamais havíamos experimentado uma situação de isolamento social forçado, sensação de medo de ficar doente ou perder pessoas queridas e da incerteza do "por vir".
No aspecto psicológico, a vulnerabilidade emocional causada por essa combinação de confinamento e medo, pode ser extremamente nociva.
Nossa mente produz entre 60 e 80 mil pensamentos por dia. Se considerarmos que pensamentos geram sentimentos e comportamentos, que tipo de sentimentos e comportamentos você acredita que vêm produzindo em meio à Pandemia?
O que irá determinar é justamente a forma como você tem encarado tudo isso.
Se seus dias de isolamento social estiverem sendo preenchidos somente com noticiários e programação que girem em torno da doença, é muito natural que seus pensamentos te conduzam para uma sensação de catástrofe, risco e comportamentos que beiram à neurose. Isso ocorre devido à incapacidade de nossa mente discernir sobre o que é real e o que faz parte de nosso imaginário.
Mas então como escapar dos pensamentos e sentimentos negativos?
Assim como o consumo excessivo de notícias negativas conduzem para a vulnerabilidade emocional, usar o tempo fazendo coisas prazerosas, geram efeito contrário ao anterior.
Lembra aqueles dias que você reclamava da falta de tempo para fazer coisas simples, como brincar com seu filho, colocar em dia aquela leitura abandonada há meses, aquele projeto que não sobrava tempo para organizar e tirar do papel, aquela mudança de hábitos ou tantas outras queixas que a correria da vida cotidiana nos traz?
Esse pode ser um excelente momento para desacelerar, e efetivamente, fazer àquilo que desejava.
Nosso cérebro é extremamente receptivo à novidades, aproveite também para fazer algo novo... Se aventurar na cozinha... Ou começar a aprender uma nova língua, por exemplo.
Use esse tempo para focar no momento presente, colocando toda a sua atenção em cada tarefa que for realizar.
Busque o autoconhecimento.
Medite...
Reflita...
Se volte pra dentro...
Aprenda...
Por fim, o mais importante é ter em mente que esse momento é temporário, que em breve tudo voltará a ser como antes.
Use essa oportunidade para se reinventar e sair melhor em meio a isso tudo.
#covid19 #coronavirus #pandemia #epidemia #quarentena #oquefazernaquarentena #pensamentopositivo #otimismo #isolamentosocial #esperanca #autoconhecimento #fe #tudoissovaipassar





Comentários